
ATO DO COMANDANTE OPERACIONAL
XXXIX – TRANSCRIÇÃO DE TEOR DE DEMANDA
O COMANDANTE OPERACIONAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 22 do Decreto n° 31.817, de 21 jun. 2010, que regulamenta o art. 10-B, inciso II, da Lei n° 8.255, de 20 nov. 1991, que dispõe sobre a organização básica do CBMDF, resolve:
TRANSCREVER o teor da Demanda n° 4339/2010, recebida pela Controladoria do CBMDF, de 16 ago. 2010, do Dr. Carlos Ernesto (médico da UTI Pediátrica do HRT), a saber:
“Boa noite!
Venho elogiar e parabenizar a equipe aero médica do Resgate 3 pelo atendimento, resgate e transporte aéreo do menor, PC, 1 ano e 2 meses, vítima de afogamento e síndrome pós-parada, à unidade de terapia intensiva do Hospital Regional de Taguatinga, no dia 15 ago. 2010. Segue abaixo os nomes dos tripulantes da aeronave e da equipe de solo:
Cel. QOBM/Comb. PAULO FERNANDES; Cap. QOBM/Comb. KLEBER; Asp. a Oficial Méd. VILELA; enfermeiro SAMU/DF RICARDO DIAS; 2° Sgt. QBMG-1 ODAIR e Cb. QBMG-1 CIDINEI.”
A ocorrência foi também registrada no site do GAvOp: Minutos de Ouro - Vítima de Afogamento, transcrita abaixo:
No dia 15 de agosto de 2010, o esforço conjunto do CBMDF, SAMU, e Secretaria de Saúde do DF mereceu destaque no atendimento a uma criança de 01(um) ano e dois meses, vítima de afogamento na cidade satélite de São Sebastião.
Às 13h10min, a família trouxe a criança ao quartel da cidade, em veículo particular, vindo de uma chácara. De imediato a guarnição da UTE 292 iniciou o atendimento a criança que encontrava-se cianótica e em parada cárdio-respiratória. O paciente foi embarcado na viatura com aplicação dos procedimentos de reanimação e transportado inicialmente para a Unidade Mista de Saúde de São Sebastião. Reconhecendo a gravidade do quadro, a guarrnição da UTE adiantou o acionamento da Aeronave RESGATE 03 junto a Central de Atendimento e Despacho - CIADE, coordenando o pouso na mesma unidade do Corpo de Bombeiros.
A desenvoltura e a precisão no atendimento do pediatra e sua equipe foram determinantes para o sucesso na reversão do quadro da criança, que chegou à unidade de saúde com midríase e ainda em parada. Durante o deslocamento da aeronave ao quartel do CBMDF em São Sebastião, o médico acompanhou o paciente entregando à Equipe Médica do RESGATE 03 com a criança já entubada e pronta para remoção.
O hospital de referência encontrava-se indisponível para recebimento do paciente, sendo extremamente positiva a proatividade das equipes de comunicação em informar a equipe que o paciente deveria ser encaminhado ao Hospital Regional de Taguatinga, onde haveria a vaga de UTI pediátrica requerida.
Durante o voo de remoção o paciente do sexo masculino precisava ainda de ventilação assistida, e recebeu uma dose de adrenalina para bradicardia. O uso da aeronave foi indispensável para que o paciente fosse removido com rapidez e qualidade aos cuidados intensivos no HRT.
A criança recebeu cuidados médicos em menos de dez minutos após sua entrada no quartel do Corpo de Bombeiros, e daí em diante foi contantemente monitorada com Suporte Avançado de vida até a sua chegada ao HRT para internação em UTI.
A Base Resgate externa a todas pessoas envolvidas nesse socorro o reconhecimento diante do profissionalismo com que exerceram suas atribuições, em todas as esferas e níveis. Parabéns!
"Voar, Pairar, Salvar!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário