![]() |
Tripulação aguardando os mineradores |
Os chilenos Florencio Ávalos, Mario Sepúlveda e Juan Illanes e o boliviano Carlos Mamani (o único estrangeiro dos 33 trabalhadores) foram evacuados em um dos dois helicópteros Bell 412 da Força Aérea do Chile que aguardavam nas imediações da mina.
Após serem içados à superfície, os operários permaneceram duas horas na zona de estabilização instalada pelas equipes de resgate no hospital de campanha e, posteriormente, seguiram para uma área de descanso para se reunir com os familiares.
As luzes no acampamento Esperanza foram apagadas para facilitar a manobra do helicóptero em plena noite, enquanto os socorristas realizavam uma interrupção na operação de resgate para realizar trabalhos de manutenção na cápsula "Fênix 2".
Todos os mineradores devem permanecer sob observação no hospital de Copiapó pelo menos durante 48 horas, inclusive Carlos Mamani, a quem o presidente da Bolívia, Evo Morales, visitará dentro de algumas horas com a intenção inclusive de levá-lo de volta a seu país, junto a sua família.
O helicóptero chegou a Copiapó e, dali, os mineradores foram levados de ambulância até a unidade de cuidados especiais do hospital, onde poderão receber visitas de seus familiares.
O estrito protocolo sanitário estabelecido pelo ministro da Saúde, Jaime Máñalich, permite que os mineradores saiam do hospital regional em 48 horas caso estejam saudáveis, após o qual poderão receber ajuda psicológica, caso requeiram.
Fontes: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias e http://noticias.terra.com.br/noticias/
Foto em anexo da tripulação aguardando os mineradores.
Post sugerido por: Higor - TOp 84
Nenhum comentário:
Postar um comentário