Três náufragos foram hoje resgatados por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa a 165 milhas (cerca de 300 quilómetros) a sudoeste do Cabo de São Vicente, no Algarve, disse à Lusa fonte oficial.
Dois espanhóis e um argentino, que navegavam no veleiro "El Almogrote", com 10 metros de comprimento e bandeira espanhola, naufragaram na região de salvamento marítima de Marrocos, a 232 milhas náuticas (cerca de 430 quilómetros) a Noroeste de Casablanca.
Como as autoridades marroquinas “não tinham capacidade de salvamento, pediram apoio a Portugal, que enviou para lá um helicóptero Merlin”, explicou o comandante da Autoridade Marítima do Sul, Marques Ferreira.
Os três náufragos, que vinham do arquipélago das Canárias (Espanha) e tinham por destino um porto não especificado de Portugal ou Espanha, estão no Hospital Central do Algarve a recuperar da hipotermia (baixa da temperatura corporal causada pela permanência prolongada na água), explicou a mesma fonte policial.
Os três náufragos chegaram ao Aeroporto Internacional de Faro cerca das 16:00, donde foram levados para o hospital por uma equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Fonte da Marinha Portuguesa explicou, em comunicado enviado hoje ao fim da tarde, que recebeu um alerta de socorro do veleiro.
Na sequência do pedido, “o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa desencadeou os procedimentos de coordenação das acções de busca e salvamento com o seu homólogo em Marrocos", lê-se na nota de imprensa.
Pelas 08:45, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid informou que os três tripulantes, devido às más condições meteorológicas, pretendiam abandonar o veleiro, pelo que necessitavam de resgate urgente.
Às 11:16, após um pedido de colaboração do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Marrocos, foi deslocado um helicóptero EH-101 Merlin e um avião C-295M da Força Aérea Portuguesa para procederem à recolha dos tripulantes.
Fonte: Público.pt
___________________________________________________________________
Um helicóptero da Marinha Portuguesa EH-101 Merlin e uma aeronave de asa fixa C-295M da Força Aérea Portuguesa salvaram este domingo os três tripulantes do veleiro “El Almogrote”, a navegar a 232 milhas náuticas a Noroeste de Casablanca.
As três pessoas foram evacuadas do veleiro em perigo, transportadas para o aeroporto de Faro e assistidos no local por uma equipa médica do INEM.
Segundo a Marinha, às 07h45 deste domingo, horas locais, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu um alerta de socorro do veleiro “El Almogrote”, de bandeira espanhola, com 10 metros de comprimento e três tripulantes a bordo.
De imediato, o Centro «desencadeou os procedimentos de coordenação das ações de busca e salvamento com o seu homólogo em Marrocos», salienta a Marinha em comunicado.
Assim, às 8h45 este centro foi informado pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Madrid de que «os três tripulantes, devido às condições meteorológicas adversas, pretendiam abandonar o veleiro e como tal, necessitavam de evacuação imediata».
Às 11h16, após um pedido de colaboração do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Marrocos, foram então utilizados os dois meios aéreos portugueses para procederem à evacuação bem sucedida dos tripulantes.
Fonte: Barlavento via BombeirosMacedo.
___________________________________________________________
Outras publicações, inclusive sobre outra atuação SAR no mesmo dia com outra embarcação:
Diário Digital: Três náufragos resgatados a 300 km da costa algarvia
"Para que outros possam viver!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário