quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Helicóptero W-3A Sokól efetua seu primeiro voo no Chile - Combate a Incêndio


     A PZL-Swidnik anunciou que o helicóptero médio bi-turbina W-3A Sokól recentemente executou o primeiro voo no Chile. Essa aeronave será operada pela CONAF para executar missões de combates a incêndio e permanecerá baseada no Aeroporto Carriel Sur de Concepción.
     O primeiro voo do W-3A no Aeroporto Rodelillo, próximo a Viña del Mar, serviu para execução de vários testes relacionados a sustentação vertical e capacidade de voo pairado, bem como testes de uma variedade de sistemas embarcados.

     Equipado com o cesto Bambi ou com a Tanque Expansível sobre a fuselagem, o W-3A é o helicóptero mais adequado para executar as missões de combate a incêndio. O Tanque Expansível foi projetado para garantir que a velocidade em voo continue sendo rápida, de até 115 kts com o tanque preso na fuselagem, e que permita lançamentos precisos e efetivos.
     O helicóptero também foi testado com a utilização de um cesto Bambi lançando água sobre a pista. O W-3A Sokól é fornecido com uma configuração especial apto a transportar até 10 bombeiros mais a tripulação, ou uma combinação de oficiais florestais com equipamentos completos para missão. Um tanque de combustível adicional de 730 litros pode permitir um alcance ainda maior e uma autonomia qie permita executar missões numa área maior de cobertura.
     Cerca de 150 unidades já foram vendidas até o momento e o W-3A está operando atualmente com 20 clientes em 8 países, além do governo das Filipinas ter expressado interesse na compra do modelo para suas forças armadas.
Fonte: Cavok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS