A tripulação do Resgate 02 estava preparada para um exercício simulado de resgate quando houve o chamado para uma vítima de atropelamento. O senhor de 70 anos fora atropelado na BR060, na altura do viaduto de Samambaia. A UTE 289 prestou o primeiro atendimento, imobilizou a vítima e a transportou até o quartel de Samambaia. O resgate 02 manteve contato por rádio e também se encaminhou para o campo de futebol do quartel, designado como área de pouso.
Condições da vítima: orientado, com TCE moderado, cortes profundos no couro cabeludo, com sangramento significativo. Apresentava um hematoma na altura do quadril e provável fratura de ambas as pernas, que provocavam muita dor, precisando ser medicado com morfina antes do transporte.
A saturação de oxigênio ficava baixa se a máscara de O2 fosse retirada, portanto foi necessário manter fluxo alto de O2 no percurso até o Hospital. A equipe do suporte avançado (Resgate 02) obteve acesso venoso de grosso calibre no punho direito do paciente e infundiu 500ml e ringer lactato rapidamente. Durante o vôo, o paciente teve momentos de agitação e tentou arrancar o soro, mas chegou ao Hospital de Base mais tranquilo, onde recebeu o atendimento definitivo.
Créditos: Ten Médico Villela.
Fotos: GAvOp.
Nenhum comentário:
Postar um comentário