O NTSB (National Transportation Safety Board) proferiu uma recomendação recente para que a fabricante do helicóptero AS350B2 seja obrigada a modificar a alavanca de combustível (manete de vazão de combustível) mal posicionada, concluindo como sendo um fator contribuinte do acidente com um helicóptero AS350B2 em 2008, que teve quatro vítimas fatais e deixou um garoto de 14 anos como o único sobrevivente.
Os investigadores descobriram que o helicóptero da Era Aviation, um AS350B2 Eurocopter, tinha sofrido uma perda de potência depois do motor ter sido submetido a operação acima dos níveis de segurança. O motor parou após o despalhetamento das lâminas de sua turbina, uma solução de projeto visando a segurança e que impede que pedaços de fragmentos de metal sejam arremessados para o interior da cabine.
O helicóptero caiu, batendo em um penhasco a oeste da Rodovia Glenn perto de Sheep Mountain, no Alaska/EUA, segundo informa os investigadores.
Depois de uma jornada difícil ao local do acidente, os investigadores do NTSB encontraram o adolescente vagando em um barranco e os quatro corpos dentro ou perto do helicóptero, segundo o relatório. Eles também encontraram uma mochila em um local que indicava que ela poderia ter ficado presa em uma das manetes de combustível no piso da aeronave sensíveis ao movimento acidental, disseram os investigadores.
O movimento da manete durante a decolagem pode ter causado o overspeed da turbina, de acordo com o relatório da NTSB. O piloto não conseguiu acomodar corretamente a mochila, revelou o inquérito.
A recomendação do NTSB sugere que a FAA exija que a Eurocopter modifique a manete de combustível para evitar acidentes semelhantes no futuro. Algumas empresas de aviação que operam o AS350B2 instalam uma proteção para bloquear o movimento da manete de combustível, mas uma exigência da FAA faria tal dispositivo obrigatório.
Nenhum outro helicóptero operado nos EUA têm uma manete de combustível instaladas no piso, segundo o NTSB.
Ainda segundo o relatório, em 1994, uma aeronave Eurocopter AS350B canadense caiu depois que um passageiro, inadvertidamente, colocou a manete de vazão de combustível na posição fechada enquanto tenta ajustar uma mochila. Em 1998, um AS350B2 caiu na França, quando um passageiro sentado no chão, inadvertidamente, moveu a manete de vazão de combustível para a posição fechada. Dois grandes operadores de helicópteros dos EUA também relataram sobre passageiros que acidentalmente interferiram nas manetes instaladas no piso da aeronave.
Acesse aqui o Relatório da Investigação e o Relatório de Fatores Contribuintes divulgados pelo NTSB.
Fonte: Adn.com / NTSB, via Piloto Policial.
Matéria sugerida pelo TOp Fabiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário