sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Helicópteros silenciosos dentro de dez anos no mercado

     Uma empresa americana está a fabricar o primeiro helicóptero eléctrico do mundo, esperando te-lo ele no mercado em menos de 10 anos. No momento o modelo pode voar apenas 15 minutos e será testado em cenários reais no início de 2011.
     A grande vantagem é o barulho, praticamente inexistente, o que pode fazer do aparelho uma maravilha para missões onde o silêncio seja fundamental.
     No processo de fabricação usaram um S-300C de 50 anos, com um motor eléctrico e um controlador digital, assim como um monitor LCS interativo.
     O peso das baterias e a sua duração serão a receita do sucesso. Agora apenas podemos esperar…

     Em Julho de 2010, o Blog Cavok já havia postado uma notícia sobre a inciativa.

Sikorsky apresenta o helicóptero elétrico Firefly no AirVenture 2010

     Talvez uma das únicas novidades desse ano no AirVenture 2010 foi da Sikorsky, que apresentou seu ‘Projeto Firefly’, um demonstrador de tecnologia de um helicóptero totalmente elétrico, durante o evento da EAA em Oshkosh, Wisconsin. O demonstrador de tecnologia Firefly faz parte de um simpósio mundial de aeronaves elétricas.
     Chris Van Buiten, diretor da Sikorsky Innovations, disse: “Nossos objetivos com o Project Firefly são de oferecer um conceito “princípio de prova” para validar os benefícios de uma aeronave rotora movida a energia elétrica; para desenvolver as tecnologias que permitam o voo tripulado da tecnologia, e para direcionar os futuros desenvolvimentos de melhoradas e modernas tecnologias e práticas ecológicas.”
Baseado num helicópteros S-300TCM, o Firefly possui um motor elétrico de alta-performance de 190HP e um sistema de controle digital redundante ligado num sistema de armazenamento de energia de lítium ion. Sensores integrados oferecem uma informação em tempo real do estado da aeronave para o piloto através de uma tela interativa de LCD integrada no painel.
     Mark Miller, Vice Presidente do Setor de Pesquisa e Engenharia da Sikorsky disse: “Através da conversão elétrica, a eficiência da propulsão da aeronave foi aumentada em cerca de 300% do original. A propulsão elétrica também simplificou a complexidade do sistema de propulsão pela redução da quantidade de peças móveis, aumentando a durabilidade enquanto oferece a redução dos custos operacionais diretos.”
     O primeiro voo foi antecipado para o final desse ano, após a finalização dos testes no solo.
Fonte: Cavok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS