No dia 23 de dezembro último, por meio de delegação concedida pelo FAA, a American Eurocopter certificou o uso de sistemas WAAS (Wide Area Augmentation System) para aeronaves EC135 e EC145. A certificação foi um upgrade no voo por instrumentos, com dois pilotos ou monopilotado, das referidas aeronaves desde que possuam instalados GPS Garmin GNS 430W ou 530W, em conjunto com aviônicos tipo FCDS (telas multi-função em substituição aos instrumentos analógicos).
"Essa conquista demonstra o comprometimento da American Eurocopter em avançar na segurança e em disponibilizar tecnologia aos operadores e à indústria de aeronaves de asas rotativas" afirmou Marc Paganini, Presidente e CEO. "Continuaremos o investimento em inovação e em itens de última geração para os nossos helicópteros para atender as necessidades e os requisitos mais modernos de nossos clientes."
Com o WAAS, os operadores de EC135 e EC145 terão a partir de agora a possibilidade de usar locais de pouso que antes não estariam disponíveis durante mau tempo em condição IFR. Hospitais, helipontos na área urbana, helipontos em locais remotos e até mesmo plataformas de petróleo agora estão mais acessíveis em condições IFR. Com o acréscimo de dispositivo de aproximação vertical, os pilotos poderão executar aproximações de grande ângulo nas pistas que tenham aproximação GPS publicada e para um ponto virtual acima de helipontos elevados.
Os helicópteros EC135 e EC145 tem sido empregados em diversas funções nos Estados Unidos, especialmente no resgate aeromédico, que tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. As normas e requisitos que norteiam o setor tem sido expandidas para incluir tecnologia mais avançada que forneçam melhor suporte para pilotos e operadores. A busca pelo cumprimento destes novos marcos têm sido o alvo da indústria do setor.
Nota: WAAS é uma tecnologia que permite o uso dos sistemas de navegação e posicionamento global (GNSS) em procedimentos de precisão. Para isso são utilizadas antenas que medem pequenas variações no sinal dos satélites GPS e enviam as informações aos satélites WAAS que, por sua vez, retransmitem o sinal para os receptores na terra que tenham capacidade para operar nesta tecnologia, reduzindo assim os erros e aumentando a precisão.
Fonte: Sheppard
Foto: EC145 Governo do Texas - flickriver.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário