domingo, 23 de janeiro de 2011

Bell lança programa de novo helicóptero que pode ser o substituto do 412

   A Bell lançou um programa de desenvolvimento de um novo helicótpero civil. Batizado de Margellan, o programa desenvolverá um biturbina de porte médio e a aeronave deve se basear no mais recente produto da empresa, o 429 (foto).

   A informação foi divulgada num memorando divulgado pela Bell Helicopter Textron Canada, situada em Mirabel, na província canadense de Quebec, local onde são desenvolvidos e montados os helicópteros comerciais da empresa.

   A intenção é que o novo helicóptero seja um concorrente direto do AgustaWestland AW139 e do Eurocopter EC 175.

   Magellan, anteriormente chamado de Projeto-X, envolverá também recursos externos, conforme relata no memorando o vice-presidente de programas comerciais, Larry Roberts.

   "Magellan representa o comprometimento em desenvolver e trazer ao mercado um produto com bom custo-efetividade, focado em escutar e buscar o atendimento das necessidades de nossos clientes", afirma o memorando. O documento diz ainda que um Painel de Sugestões dos Clientes, representados por todos os segmentos atendidos pela empresa, foi criado a fim de propiciar a coleta de informações e feedback durante todo o processo de desenvolvimento do novo produto.

   A Bell lançou o projeto do 429 em 2005, como o primeiro membro de sua Linha de Montagem Modular de Baixo Custo e, um ano depois já apontava o desenvolvimento de um novo Biturbina Leve como sendo o segundo membro.

   O governo federal e o governo da província de Quebec, concederam empréstimos de 115 milhores de dólares canadenses (equivalentes a 115 milhões de dólares americanos) para o desenvolvimento da nova linha, e afirmaram que a Bell planeja um investimento total de 700 milhões de dólares canadenses para o desenvolvimento de "quatro novos modelos."

   O 429 foi certificado em julho de 2009, ano em que o mercado civil experimentou uma grande queda nas vendas, e somente oito unidades foram entregues até o fim de 2010. Contudo, a empresa planeja entregar cerca de 75 até o fim deste ano.

   A linha comercial da empresa encolheu no passado recente e na atualidade compreende apenas os monoturbinas leves 206L4 e 407, além do 429 e do 412. Atualizações para a frota em voo, estão em desenvolvimento para o 407 e 412.

Fonte: site aviationweek.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS