quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

E se fosse você, aeronauta? - Registre sua baliza (ELT).

Busca e Salvamento
     É difícil afirmar, mas o desfecho da história do alpinista brasileiro que acidentou-se na Argentina poderia ter sido outro se ele possuísse uma baliza (PLB) registrada. O Sistema COSPAS-SARSAT poderia ter recebido os sinais de localização muito antes da iniciativa de descida de sua amiga, que demorou dois dias para conseguir pedir socorro. (leia também: "Governo brasileiro oferece helicóptero para busca de montanhista na Argentina").

     Assim como no post "EPIRB ajuda a salvar três pessoas de um barco naufragado" os pescadores foram salvos, muitas vidas de aeronautas poderão ser salvas com a simples iniciativa de manter o seu ELT operante, e o mais importante: REGISTRADO.

ELT - Emergency Locator Transmitter

     A designação “Emergency Locator Transmitter” (ELT) é de acordo com o Anexo 6 da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) um termo genérico para descrever um equipamento capaz de transmitir sinais a uma dada frequência, podendo ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes.

Conheça a obrigatoriedade do uso de ELT em aeronaves brasileiras: RBHA 91


Automático Fixo - ELT (AF)- Um ELT permanentemente fixo à aeronave, sendo ativado automaticamente.




Automático Portátil –ELT (AP)- Um ELT ativado automaticamente, o qual está rigidamente fixo à aeronave,mas que tem a possibilidade de ser prontamente removido da aeronave.


Automático Ejetável (Deployable)- ELT (AD)- Um ELT rigidamente fixo à aeronave, sendo automaticamente ejetado e ativado por impacto e/ou por sensores de água. Este tipo de ELT pode também ser ejetado manualmente.


ELT de Sobrevivência – ELT (S)- Um ELT instalado em local de fácil acesso no caso de uma emergência, de forma a ser removidoda aeronave e ativado manualmente por sobreviventes. Um ELT (S) ativado pelo contacto com água, não é consideradoum ELT portátil (AP).




Sistema Cospas-Sarsat

     O COSPAS-SARSAT é um sistema internacional que envolve o uso de satélites para detectar e localizar balizas de emergência instaladas em navios (EPIRB) em aeronaves(ELT), ou transportadas por grupo de pessoas ou indivíduos (PLB). Trata-se de um serviço humanitário, com bases não discriminatórias, e livre de custos aos usuários.
     No Brasil o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é o órgão central do Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico e a Agência Nacional para representar o país junto ao Programa COSPAS-SARSAT, competindo-lhe normatizar e supervisionar a operação do sistema nacional.

poster cospas   A operação do sistema fica a cargo do Centro de Controle de Missão Brasileiro (BRMCC) que está sediado no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA I), onde estão instalados os meios necessários para a gerência e controle operacional do sistema. Os demais elos integrantes do sistema nacional estão localizados em Manaus, Recife e Brasília, permitindo ao Brasil a cobertura total de sua área de responsabilidade de Busca e Salvamento.

     O sistema Cospas-Sarsat consiste em uma rede de Satélites russos (COSPAS) e americanos (SARSAT), Estações Rastreadoras de Satélites(LUT), Centros de Controle de Missão (MCC) e Centros de Coordenação de Salvamento (RCC).

     Quando uma baliza de emergência é ativada, o sinal passa a ser recebido por um satélite que imediatamente o retransmite à Estação Rastreadora de Satélites(LUT). A LUT calcula a posição do sinal, gerando uma informação de coordenadas geográficas.

conceito cospas     Esta posição é transmitida a um MCC onde são adicionados dados de identificação e outras informações sobre o navio ou aeronave.
     O MCC transmite uma mensagem de alerta para o Centro de Coordenação de Salvamento (RCC) para que este acione os recursos de salvamento




Acesse os links e conheça mais sobre os recursos do Brasil em termos de Busca e Salvamento.
Saiba como registrar a sua baliza junto ao BRMCC. É GRATUITO!!!!
Clique e saiba mais sobre EPIRB e PLB.

Fontes: BRMCC e DECEA.

"VOAR, PAIRAR, SALVAR!"
"PARA QUE OUTROS POSSAM VIVER!"

Um comentário:

  1. Muito bacana.
    Sabemos que o ELT não funciona submerso. Acredito que aeronaves que sobrevoam áreas muito remotas (Amazônia, por exemplo) deveriam ter além do ELT, um PLB no kit de sobrevivência (saco estanque).
    SELVA!
    TOp13

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS