É difícil afirmar, mas o desfecho da história do alpinista brasileiro que acidentou-se na Argentina poderia ter sido outro se ele possuísse uma baliza (PLB) registrada. O Sistema COSPAS-SARSAT poderia ter recebido os sinais de localização muito antes da iniciativa de descida de sua amiga, que demorou dois dias para conseguir pedir socorro. (leia também: "Governo brasileiro oferece helicóptero para busca de montanhista na Argentina").
Assim como no post "EPIRB ajuda a salvar três pessoas de um barco naufragado" os pescadores foram salvos, muitas vidas de aeronautas poderão ser salvas com a simples iniciativa de manter o seu ELT operante, e o mais importante: REGISTRADO.
ELT - Emergency Locator Transmitter
Conheça a obrigatoriedade do uso de ELT em aeronaves brasileiras: RBHA 91
A designação “Emergency Locator Transmitter” (ELT) é de acordo com o Anexo 6 da ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) um termo genérico para descrever um equipamento capaz de transmitir sinais a uma dada frequência, podendo ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes.
Conheça a obrigatoriedade do uso de ELT em aeronaves brasileiras: RBHA 91


ELT de Sobrevivência – ELT (S)- Um ELT instalado em local de fácil acesso no caso de uma emergência, de forma a ser removidoda aeronave e ativado manualmente por sobreviventes. Um ELT (S) ativado pelo contacto com água, não é consideradoum ELT portátil (AP).
Sistema Cospas-Sarsat
O COSPAS-SARSAT é um sistema internacional que envolve o uso de satélites para detectar e localizar balizas de emergência instaladas em navios (EPIRB) em aeronaves(ELT), ou transportadas por grupo de pessoas ou indivíduos (PLB). Trata-se de um serviço humanitário, com bases não discriminatórias, e livre de custos aos usuários.
No Brasil o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é o órgão central do Serviço de Busca e Salvamento Aeronáutico e a Agência Nacional para representar o país junto ao Programa COSPAS-SARSAT, competindo-lhe normatizar e supervisionar a operação do sistema nacional.

O sistema Cospas-Sarsat consiste em uma rede de Satélites russos (COSPAS) e americanos (SARSAT), Estações Rastreadoras de Satélites(LUT), Centros de Controle de Missão (MCC) e Centros de Coordenação de Salvamento (RCC).
Quando uma baliza de emergência é ativada, o sinal passa a ser recebido por um satélite que imediatamente o retransmite à Estação Rastreadora de Satélites(LUT). A LUT calcula a posição do sinal, gerando uma informação de coordenadas geográficas.

O MCC transmite uma mensagem de alerta para o Centro de Coordenação de Salvamento (RCC) para que este acione os recursos de salvamento
Acesse os links e conheça mais sobre os recursos do Brasil em termos de Busca e Salvamento.
Saiba como registrar a sua baliza junto ao BRMCC. É GRATUITO!!!!
Clique e saiba mais sobre EPIRB e PLB.
Muito bacana.
ResponderExcluirSabemos que o ELT não funciona submerso. Acredito que aeronaves que sobrevoam áreas muito remotas (Amazônia, por exemplo) deveriam ter além do ELT, um PLB no kit de sobrevivência (saco estanque).
SELVA!
TOp13