quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Governo brasileiro oferece helicóptero para busca de montanhista na argentina

Bernardo, durante expedição em que quebrou a bacia.
   Itamaraty ofereceu apoio total e pôs à disposição da família do montanhista Bernardo Collares, 46 anos, um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) para tentar fazer o resgate do esportista e presidente da Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro (Femerj), que se acidentou durante escalada na Patagônia argentina.

  “O Itamaraty ofereceu todo o apoio e até um helicóptero da FAB. Isso levantou o nosso ânimo, mas não se sabe até que ponto isso será possível por causa da distância e do clima”, disse ao iG o cunhado de Bernardo, o argentino Guillermo Luís, casado com a irmã, Érica Collares.



   Bernardo chegara ao cume do monte Fitz Roy, ao lado da amiga Kika Bradford, e iniciava a descida quando se acidentou ao fazer um rapel e quebrou a bacia, dando origem a uma hemorragia interna. Kika desceu por dois dias e duas noites em busca de socorro, deixando com ele um saco de dormir e provisões.
Érica Collares viaja esta noite para a Argentina, com o filho Hugo e um amigo montanhista experiente, com a esperança de fazer o resgate do presidente da federação. “Todo mundo está falando da dificuldade do resgate. Nós nos dividimos entre a esperança e em outra parte de realidade. A lógica diz que ele morreu, mas a esperança é a última que morre”, disse Guillermo Luís.

   Ele afirmou não ter novas notícias sobre um eventual resgate, na Argentina. “A única informação que temos é de que o clima continua muito fechado e que é difícil precisar quando seria possível um resgate. Infelizmente, a lógica diz que ele não está vivo”, afirmou Guillermo.

Monte Fitz Roy em dia de tempo bom


Fonte: Site IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS