sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

“GUARDIÕES DA VIDA” - BOA/CBMSC completa 01 (um) ano salvando vidas


Arcanjo 01 em operação

RESUMO HISTÓRICO - O PASSADO RECENTE:
No final do mês de novembro de 2008, em função das fortes chuvas, vários Municípios catarinenses decretaram situação de emergência ou calamidade pública, onde ocorreram 135 (óbitos) e milhares de desabrigados ou desalojados, o que levou o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e demais Órgãos da Segurança Pública e Defesa Civil a desencadearem a “Operação Arca de Noé”, com o propósito de organizarem as ações de socorrimento público.



No período compreendido entre os dias 24 de novembro e 07 de dezembro de 2008, a equipe de Oficiais Pilotos e Praças Tripulantes, todos do CBMSC, estiveram presentes na operações aéreas desenvolvidas no complexo do Morro de Baú, com missões partindo do Aeroporto de Navegantes, em apoio as outras Unidades Aéreas,  e  integrados a diversas guarnições.  Neste período ficou evidente a necessidade dos bombeiros catarinenses possuírem suas aeronaves próprias para o desempenho de suas missões constitucionais.
Equipes em operação no deslizamento ocorrido no morro do baú


O PRESENTE:
No período de 20 de janeiro de 2010 a 19 de janeiro de 2011 o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e a Secretaria Estadual de Saúde locaram um helicóptero, para uso integrado nas mais diversas ações de socorrimento público; onde após processo licitatório, foi locado a aeronave modelo Esquilo (HB 350 B), prefixo PT-HLU, o “ARCANJO 01”.
Helicóptero ARCANJO 01 do BOA/CBMSC, operado em conjunto com o SAMU


A aeronave tem capacidade de transporte para 06 pessoas, sendo 02 Pilotos, de 02 a 03 Tripulantes (BM/SAMU), e 01 vítima.
Possui equipamentos especializados, como o bambi bucket, que é utilizado para combate a incêndios florestais, com capacidade de 500 litros de água; e ainda, puça, sling, desfibrilador e cardioversor, e medicamentos de suporte avançado, dentro outros equipamentos e itens especializados.
A aeronave opera do período do nascer ao por do sol.

O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pelo Decreto Estadual nº 2966, ao qual compete as operações de busca e salvamento com aeronaves, e missões afetas aos bombeiros e defesa civil em todo o território catarinense, e as atividades de contra incêndios no Aeroporto Internacional Hercílio Luz. O BOA possui 3 Pilotos comandantes de aeronaves, 7 Co-pilotos (Comandantes de Operações Aéreas), e 12 Tripulantes Operacionais.



O Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU) integra os serviços aéreos com uma equipe composta por 9 médicos (as) e 9 enfermeiros (as), com experiência em suporte avançado de vida aeroespacial.
A parceria inédita entre os Bombeiros e o SAMU para as missões aéreas tem obtido grande êxito, com o atendimento de 707 ocorrências até a presente data, com atendimento direto de  627 pessoas (dentre acidentes de trânsito, parada cardio-respiratória, traumas, AVC, salvamentos no mar, etc), entre 20 de janeiro de 2010 e 19 de janeiro de 2011, com um total de 491 horas e 45 minutos operacionais voadas.


Resumo estatístico das ocorrências atendidas pelo BOA em um ano de operação.

As Corporações neste período de atuação receberam Oficiais Pilotos estagiários do CBMPR, CBMRN, PMPB e Casa Militar SC, compartilhando doutrinas e procedimentos operacionais existentes no Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC e no Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU), procurando colaborar com a integração das operações de segurança publica e defesa civil brasileiras.


Fonte: BOA/CBMSC 

2 comentários:

  1. Parabéns aos Catarinas pelo trabalho realizado...
    "BOA" Missão e Bons Vôos...
    Que os Arcanjos continuem a salvar...
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Em nome dos integrantes do BOA/CBMSC e SAMU-SC agradeço as manifestações positivas recebidas,como a do amigo Kolmogoroff, e a do TC Gonçalves da SENASP, para que o ano de 2011 seja de pleno êxito para o BOA, e que o mesmo possua sua aeronave própria no decorrer do ano. Parabéns aos integrantes do BOA e SAMU, e a todos os integrantes da Aviação de Segurança Publica e Defesa Civil do BRASIL. Bons vôos.
    EDUPÉRCIO PRATTS – Ten Cel BM Cmt BOA/CBMSC

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS