sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sikorsky avança no projeto de um Schweizer com motor elétrico

   A Sikorsky Aircraft tem desenvolvido um projeto de um helicóptero movido a energia elétrica (Projeto Firefly) há dois anos. É o único programa de pesquisa no mundo focado no desenvolvimento de um helicóptero movido totalmente a energia elétrica.

   A empresa Eagle Aviation trabalha para modificar a estrutura e a fixação do motor de um Schweizer S-300C fabricado em 1993. Já a US Hybrid projetou o motor e está o conectando a células de bateria  fabricadas pela empresa alemã Gaia. 

   As três companhias americanas designaram, juntas, 10 engenheiros que desenvolveram um motor elétrico de 180 cavalos. O gerente do projeto, Jonathan Hartman, está certo que o primeiro voo de teste ocorrerá aind em 2011. 
   Testes de bancada levaram os engenheiros a concluir que as células de bateria (que pesam aproximadamente 600kg) dariam uma autonomia de apenas 15 minutos ao motor.

   Isso já era esperado. Mas o que surpreendeu os técnicos foram os desafios para um piloto acostumado com motores a combustão. A partida de um motor elétrico é mais rápida, o que poderia levar a uma decolagem antes mesmo de o piloto estar pronto. Um Schweizer típico é dotado de um sistema de embreagem que conecta o motor ao rotor, sendo que o ruído muda nesta fase. No motor elétrica a mudança não acontece.

   Mas ainda que um helicóptero com autonomia de 15 minutos seja inviável, a Sikorsky continuará a trabalhar no projeto até que o motor seja validado. "Começaremos com essa tecnologia neófita e tiraremos aprendizado de todas as questões de integração", afirmou Hartman.

   Assim que as questões de validação do motor forem resolvidas, a equipe passará a trabalhar em formas de reduzir peso, provavelmente na aeronave propriamente dita, o que permitirá mais espaço para armazenamento de energia.

   A inovação, a redução de ruído e o desenvolvimento de um novo projeto em que pilotos e passageiros não precisassem usar fones para se comunicarem, a possibilidade de voos em áreas hoje proibidas para helicópteros, como o Grand Canyon, são combustível para a equipe envolvida no projeto.

Fonte: site courant.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS