Fornecendo alerta visual e sonoro para ajudar os pilotos a manterem separação segura dos perigos do terreno, o HTAWS da Garmin agrega uma nova realidade no alerta situacional relacionado ao regime de voo de helicópteros.
Como opção disponível para os GNS 430W e 530W (com tecnologia WAAS) a tecnologia HTAWS oferece capacidade FLTA (Forward Looking Terrain Avoidance) que calcula com antecedência onde o perigo pode estar - dando tempo ao piloto para tomar a ação corretiva adequada. A informação da posição GPS WAAS é comparada com a base de dados interna que contém informações de terreno, obstáculos e dos aeroportos para identificar conflitos.
Baseado na trajetória de voo projetada, os alertas de cuidado e alarme são emitidos quando não existe adequada área livre à frente. Juntamente com o FLTA, alertas de voz também indicam o nível relativo da aemaça, com mensagens do tipo: "Cuidado, Obstáculo" ou "Alarme, Terreno, Terreno." A Garmin também dispõe de um modo RP (proteção reduzida) que permite ao piloto minimizar os alertas quando estiver voando próximo a perigos conhecidos.
A tela de cinco cores proporciona uma apresentação de proximidade do terreno em relação a trajetória da aeronave. Adicionalmente, informes de voz reportam a altura da aeronave acima do terreno quando em descida abaixo de 500 pés.
O sistema é oferecido nos novos GNS 430W/530W, mas também está disponível como atualização de campo para os equipamentos já instalados.
Fonte: http://www8.garmin.com/helicopters/
Nenhum comentário:
Postar um comentário