No último dia 23, às 4h30min, o MRCC URUGAY (Centro Coordenador de Busca e Resgate no Mar do Uruguai), enviou fax ao Salvamar Sul, do 5º Distrito Naval, informando que a embarcação de bandeira argentina “Confluencia”, estava à deriva em áreas jurisdicionais brasileiras, distante 22 milhas náuticas do farol do Chuí. O Veleiro, de 35 pés, com três tripulantes, sofreu avaria no motor e no leme quando se deslocava de Angra dos Reis (RJ) para a Argentina.
A aeronave de serviço do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5) foi acionada e, às 11h32min, chegou ao local onde realizou o resgate dos tripulantes. Para efetuar o resgate, o mergulhador que estava no helicóptero foi lançado n’água, uma vez que a altura do mastro não oferecia segurança para o resgate dos tripulantes diretamente do barco. A embarcação ficou fundeada no local e, a pedido do proprietário, será rebocada por meios particulares.
Coordenados pelo Salvamar Sul, os pilotos capitão-de-corveta (FN) Lima Soares e primeiro-tenente (FN) Moraes, o mecânico de voo, cabo Rondinelle, e o mergulhador, suboficial Gulpilhares, sentiram-se gratificados pela sensação do dever cumprido.
Fonte: Jornal Agora
Créditos: HU-5
Nenhum comentário:
Postar um comentário