quarta-feira, 9 de março de 2011

Esquadrão Pelicano salva peão de fazenda picado por cobra venenosa em região alagada

O peão Gleucio de Oliveira Fernandes, 31, picado por uma jararaca, cobra venenosa, numa região ilhada devido à chuva do município de Aquidauana, foi salvo na tarde desta segunda-feira por um grupo do Esquadrão Pelicano, força da Aeronáutica. Ele foi trazido da fazenda para um hospital de Campo Grande num helicóptero militar. Não fosse o socorro, Fernandes corria risco de morte.

Oliveira trabalha na fazenda Querência em Aquidauana (160 km Capital), uma das cidades mais castigadas pela chuva em Mato Grosso do Sul. Por lá, automóvel não transita, nem as mais potentes caminhonetes.
O peão foi picado por volta das 5 horas desta segunda-feira na mão direita quando pegava o arreio, peça usada em montaria de cavalo, num dos galpões da fazenda. Colegas dele tentaram levá-lo dali, mas a área toda está alagada.

O Esquadrão Pelicano foi acionado e, por volta das 12h25 minutos, um helicóptero de fabricação americana saiu da Base Aérea de Campo Grande para socorrê-lo.

O aparelho militar pousou na Capital por volta das 16h sob uma forte chuva. Ele seguiu direto para o HR (Hospital Regional) numa viatura da Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O peão suava muito e apresentava sintomas de vômitos. A recuperação de Fernandes deve demorar uma semana.

O primeiro-tenente Pascale, médico membro do Esquadrão, disse que a compleição física do peão, que mede aproximadamente 1,80 centímetros de altura fez com ele resistisse à ação do veneno da cobra. O oficial disse que a picada do peçonhento complica o estado de saúde da vítima num período de seis horas.

Ao menos até a manhã de hoje 140 famílias que habitam casas próximas ao rio Aquidauana tinha ficado desabrigadas, segundo balanço da prefeitura da região.

Imagens: Diego Alves; reprodução Pelicanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS