Com o objetivo de executar ações de salvamento durante o Carnaval profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), realizam nesta sexta-feira (4), às 10h, treinamento de salvamento no mar e acidentes de trânsito, que nesta época do ano são mais frequentes. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, ação acontece ao lado do Memorial à República, situado na Praia da Avenida, no bairro Jaraguá.
Eles vão treinar para atuar no resgate, salvamento e socorro às vítimas em duas situações, segundo antecipou o coordenador do Samu de Maceió, Kleber Santana, que comandará os trabalhos. No primeiro momento irá ocorrer um salvamento aquático, onde o Samu Aeromédico fazerá o socorro de uma vítima de afogamento.
O helicóptero do Samu, serviço implantado pelo Governo do Estado, será acionado e, ao chegar à Praia da Avenida, um mergulhador do CBM/AL mergulhará, irá amarrar a vítima e içá-la da água, levando-a até o solo. Depois de ser estabilizada pelos socorristas do Samu, ela será conduzida até a unidade hospitalar de emergência, que neste caso será o Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche.
Posteriormente, ocorrerá o salvamento de uma vítima de capotamento, onde o veículo será atingido por um princípio de incêndio. Integrantes do CBM/AL irão debelar o fogo e retirar a vítima do automóvel, usando um desencarcerador. Logo após, ela será estabilizada pelos socorristas do Samu e encaminhada também para a unidade hospitalar mais próxima, que neste caso será o HGE.
“Essas ações contribuem para que o socorros tenha sucesso, pois a teoria, ainda que seja uma simulação, nos proporciona a real dimensão de como devemos agir em casos de acidentes. O foco deste simulado é o socorro em locais de difícil acesso, já que os acidentes podem ocorrer em todos os lugares e, durante o Carnaval, há o registro de muitos afogamentos e acidentes de trânsito em locais de difícil acesso”, relembrou o diretor do Samu Maceió.
Estrutura – Ainda de acordo com Kleber Santana, 20 socorristas irão atuar durante o simulado, sendo 11 do Samu e nove do CBM/AL. Será utilizada uma unidade de suporte avançado terrestre , Aeromédico (helicóptero), além de uma básica terrestre.
Já quanto ao CBM/AL, o órgão irá contar com uma ABS, que é utilizada em combate a incêndios e no socorro de vítimas de acidentes, além de uma unidade de Autos Salvamentos Especiais (Asesp). “Desse modo, estaremos colocando em prática toda a teoria que aprendemos nos cursos de salvamento e que poderão ser utilizadas durante o feriado de Carnaval”, enfatizou.
Repórter:
Arnaldo Santtos
Josenildo Torres
Fonte: Ascom / Saúde, via Secretaria de Estado da Saúde/AL
Fonte: Ascom / Saúde, via Secretaria de Estado da Saúde/AL
Nenhum comentário:
Postar um comentário