quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vídeo - colisão do rotor principal com fio na decolagem

   O vídeo a seguir mostra a colisão das pás do rotor principal com rede de transmissão de telefonia durante a decolagem. Não cabe aqui julgar o piloto, mas fica a lição para que aumentemos, todos nós, a consciência situacional e nos lembremos do acatamento dos procedimentos operacionais, instruções normativas e da importância do treinamento da tripulação (pilotos e tripulantes operacionais) para o adequado reconhecimento e reporte de obstáculos que ofereçam risco potencial nas operações de pouso e decolagem em locais "despreparados".


Rescue Helicopter Liftoff Fail - Watch more Funny Videos

Um comentário:

  1. Senhores,

    Contribuindo com as afirmações acima citadas:

    "Consciência Situacional é a percepção em tempo e espaço de todos os elementos que envolvem uma determinada situação, a compreensão do significado destes elementos e a projeção de seus efeitos em futuro próximo"(Endesley, M.R. Human Factors Society, 1988, CA).
    Não sei como opera a unidade que efetuava o resgate, mas a maioria das operações civis de EMS(Aeromédicas) no Brasil e em outros países são efetuadas com apenas um piloto. Cabe a unidade/empresa implementar em suas operações o conceito de SRM(Single Pilot Resource Manegement)que consiste no gerênciamento de todos os recursos da aeronave para um único piloto, através de treinamento para melhorar o processo de tomada de decisão do piloto.

    Cmte Kolmogoroff
    Segurança Operacional - GTA/MA
    Facilitador em CRM(Gerencimento de Recursos de Equipes,Tripulação)

    ResponderExcluir

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS