quinta-feira, 16 de junho de 2011

Treinamento aeromédico integra as Forças de Segurança de Tocantins

   As Forças de Segurança do Tocantins uniram-se na tarde de quinta-feira, 09, em treinamento e simulação de resgate aeromédico. A ação teve como objetivo simular um resgate de vítimas de acidente automobilístico, com apoio do helicóptero do Governo do Estado.
   Na simulação, realizada por volta das 16 horas, na Avenida Teotônio Segurado, em frente ao Fórum de Palmas, uma equipe formada por Policiais Civis, Corpo de Bombeiros, Policiais Militares, médicos e enfermeiros do Hospital Geral de Palmas (HGP), e ainda servidores da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM de Palmas), simularam com sucesso o resgate de dois homens.

   O treinamento teve início com uma aula prática realizada às 9 horas no Corpo de Bombeiros Militar e no Hospital de Geral de Palmas – HGP. As instruções foram ministradas pelo ST BM/DF Santos, SGT BM/DF Alex, CB PM/PA Quaresma, CB PM/TO Viana, SD PM/AL Cristo, SD PM/TO Joeslan e MAJ PM/DF Vieira Lins.

   De acordo o copiloto do grupo do Sistema Integrado de Operações – SIOP, da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania, Leonardo Garrido, a simulação comprovou que com o apoio do helicóptero o tempo de resgate e salvamento de vítimas de acidentes diminui consideravelmente.

“É importante ressaltarmos que o helicóptero é mais uma ferramenta para a segurança da população do Estado do Tocantins. Quando a vítima é levada para o hospital com o auxílio do helicóptero, o tempo de resgate é reduzido. Minutos esses, que são preciosos para a vítima”, disse Garrido.

Helicóptero

   A aeronave Esquilo, modelo AS 350 B3, do Governo do Estado do Tocantins, está dando suporte às forças integradas do Tocantins (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). Ela está sobre o comando da Secretaria da Segurança, Justiça e Cidadania, por meio do Sistema Integrado de Operações – SIOP.


   De acordo com o piloto e comandante da Aeronave, Major Vieira Lins, da Força Nacional da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, o helicóptero também está equipado para atuar na prevenção e repressão ao crime. “Nossa equipe está preparada para atender chamadas da Rádio Patrulhamento Aéreo – RPA, sobre as áreas onde as manchas criminais apresentam índices elevados. Inclusive, efetuando pousos nesses locais, demonstrando a presença da polícia naquela localidade, por meio de pouso demonstração – PD. Também atuamos na repressão, tanto na intervenção imediata, com desembarque da tripulação ou como plataforma de informação, sendo os olhos da equipe de solo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS