segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dauphin e EC155 serão substituídos por um novo helicóptero a partir de 2012

   Os modelos Dauphin/EC155 serão substituídos por um novo helicóptero a partir de 2012. O projeto da empresa EUROCOPTER, anunciado na Paris Air Show em junho, foi confirmado há alguns dias. A foto ao lado foi divulgada em newsletter do grupo SAFRAN, controlador do fabricante de motores TURBOMECA e do fabricante de aviônicos SAGEM, representa o desenho inicial do modelo. O projeto foi batizado de X4 e terá duas fases, a serem concluídas em 2016 e 2020.

   Em 2016 o modelo entrará em serviço utilizando tecnologias já testadas em solo (chamadas TRL 6). À partir de 2020 serão utilizadas tecnologias ainda estão em estudos de viabilidade (TRL 2). A aeronave utilizará tecnologia Fly By Wire (FBW), com comandos usando joysticks laterais, a exemplo do que existe hoje em aviões comerciais de grande porte. Segundo Luiz Bertling, CEO da Eurocopter, a segunda fase do projeto "mudará por completo a forma de voar". Acrescentou ainda que pilotos não reconheceriam o cockpit do X4, dada a mudança que se pretende. Além do FBW, motores de menor consumo, novas pás de conceito Blue (maior eficiência com menor impacto ambiental), projeção dos instrumentos primários de voo no pára-brisas são algumas das novidades. As informações de potência e navegação estarão num display central, no painel frontal, e outros dados disponíveis em painel touchscreen no console central. Não está claro ainda quais das inovações estarão disponíveis em qual fase do projeto.

   A motorização, sob responsabilidade da TURBOMECA, utilizará um novo modelo que produzirá em torno de 1.100SHP e terá testes do compressor e da câmara de combustão e e iniciados ainda este ano.
  O helicóptero terá peso entre 4.000kg e 5.500kg, o que deve colocá-lo na classe do Agusta Westland AW169 e Sikorsky S76D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS