No dia 22 de outubro de 2011, o Resgate 03 decolou às 16:35h rumo à Vila Rabelo II, próximo a Sobradinho, acionado pela CIADE para prestar socorro às vítimas de um grave acidente em que um caminhão despencou de uma ribanceira de cerca de 200 metros de profundidade com três ocupantes a bordo.
No local já se encontravam as equipes das seguintes viaturas do CBMDF: ASE 31, UTE 284 e ABT 20, que já prestavam o primeiro atendimento às vítimas. Além disso, participaram também da ocorrência as viaturas PM 142 e a USB 15 do SAMU.
A primeira ação da aeronave Resgate 03 consistiu no desembarque do médico do CBMDF e do enfermeiro do SAMU no local onde estavam as vítimas, para a avaliação, triagem e procedimentos iniciais. A vítima mais grave apresentava traumatismo craniano leve e suspeita de trauma raqui-medular (lesão da medula), pois apresentava perda de força nos membros inferiores, tendo sido triada (classificada) como a primeira vítima a ser retirada. A vítima classificada como segunda prioridade apresentava suspeita de fratura em membro inferior e traumatismo craniano leve. A terceira vítima apresentava ferimentos em face e fratura evidente em antebraço direito. Todas as vítimas receberam infusão de líquidos (soro) para prevenção de um possível choque e foram medicadas com analgésicos já no local do acidente, antes mesmo de serem retiradas do fundo da ribanceira.
Após esses procedimentos iniciais, as vítimas foram imobilizadas com prancha rígida, colar cervical e, quando necessário, talas em membros. Em seguida, foram colocadas em macas do tipo cesto, já como preparação para serem içadas pela técnica de McGuire, que consiste na extração de carga viva (pessoas) de locais de difícil acesso por meio de um cabo suspenso pelo helicóptero.
Após serem levadas para um local seguro, as duas primeiras vítimas foram levadas pelas viaturas UTE 284 e USB 15 do SAMU para o Hospital de Sobradinho. A terceira vítima foi transportada pelo Resgate 03 para o Hospital de Base do Distrito Federal.
Veja os vídeos clicando em Leia Mais
Devido à topografia do local, a retirada das vítimas sem o apoio da aeronave poderia levar horas, piorando o seu estado clínico ou agravando suas lesões, além de aumentar imensamente o esforço empregado pela equipe de resgate. Este é o exemplo típico de ocorrência na qual o emprego da aeronave acrescenta qualidade ao socorro prestado, devido aos seguintes fatores: presença da equipe de saúde (médico e enfermeiro) já na cena do acidente, facilitação do resgate das vítimas e diminuição do tempo de chegada ao hospital com conseqüente diminuição das sequelas.
Informações prestadas pelo Ten Méd Jordano, Médico de serviço no Resgate03.
Confira a série de imagens e vídeos realizados pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, pela imprensa local, bem como por populares que testemunharam toda a Operação de Resgate:
Do G1:
Os bombeiros informaram que uma das vítimas teve traumatismo craniano. O helicóptero do Corpo de Bombeiro auxilia no resgate das vítimas, que tiveram múltiplas fraturas.
Vídeo de reportagem veiculada no DF TV - Rede Globo
Vídeos relacionados postados por testemunhas no local do resgate:
EU BRAZILIENSE
Carreta cai em ribanceira de 200 metros em Sobradinho II e deixa três pessoas feridas. O motorista perdeu o controle quando subia na quadra 4 da Vila Rabelo II. Mais de 20 bombeiros e um helicóptero trabalharam no resgate que durou quatro horas. Os dois passageiros foram levados com ferimentos leves. Já o motorista foi resgatado de helicóptero para o hospital de base com traumatismo craniano. Veja as imagens do trabalho da polícia militar e dos bombeiros do DF:
A Rede Record presente durante toda a operação também realizou uma reportagem, que pode ser vusualizada no link: http://recordbrasilia.com/signet/site/videos/visualizar/2851#.TqX4CQe8O9w.email.
Seguem abaixo outras imagens captadas pelos próprios bombeiros, durante a operação:
Nenhum comentário:
Postar um comentário