segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Helicóptero Bombeiro 01 do CBMGO atende acidente de trânsito na região metropolitana de Goiânia - VÍDEO

   No dia 07 de dezembro a unidade de Operações Aéreas do CBMGO atendeu ocorrência de acidente de trânsito e transportou uma vítima de capotamento na região metropolitana de Goiânia. Ao chegarem no local as equipes terrestres identificaram que a mesma se encontrava com o membro inferior preso sob o veículo, e apresentava sinais de choque hipovolêmico. A equipe terrestre e a Unidade de Suporte Avançado do CBMGO realizaram a remoção da vítima das ferragens (extricação), a reposição volêmica com 2.000 ml de Ringer Lactato, procederam a analgesia, tendo acionado o helicóptero Bombeiro 01 quando do momento da extricação.


   A possibilidade de lesão vascular era grande e a facilidade do transporte aéreo foi considerada pelo Dr. Jadir, médico da USA Bombeiro/SIATE, uma vez que em lesões vasculares tempo é fundamental.  
   O Bombeiro 01 chegou ao local em 10 minutos, tendo a tripulação verificado que as condições de pouso eram um pouco difíceis não havia trajetória livre para aproximação e decolagem normais, sendo estas feitas com deslocamento vertical até o solo (área restrita). O local selecionado foi uma praça com três postes de iluminação dispostos em triângulo. No espaço livre havia várias árvores recém plantadas, ainda com as estacas de apoio. O pouso foi possível devido à coordenação de cabine entre pilotos e tripulantes operacionais, e ao treinamento constante que garantiram a habilidade necessária ao procedimento. Note-se que uma das estacas ficou a cerca de 30cm do nariz da aeronave.
   A equipe de Suporte Avançado desembarcou e fez a interface com a equipe de solo. A vítima foi embarcada e transportada ainda fazendo reposição volêmica, dado que mantinha o estado de choque, contudo saturava bem. No trajeto, comunicamos a situação do paciente ao Hospital de Urgências de Goiânia, onde a equipe vascular já aguardava no momento do pouso.

Fonte: Operações Aéreas - CBMGO
Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS