sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Helicóptero não tripulado K-MAX realiza primeira missão de ressuprimento em combate no Afeganistão

Uma nova era na aviação não tripulada começou no início deste mês, quando o 1º Esquadrão de Veículos Aéreos Não Tripulados dos Fuzileiros Navais dos EUA operou um helicóptero não tripulado K-MAX durante seu vôo histórico de 90 minutos histórico, no dia 17 de dezembro. Durante seu vôo inaugural, o K-MAX com sucesso entregou cerca de 3.500 quilos de alimentos e suprimentos para as tropas numa base de operações avançadas no Afeganistão, sem risco para os pilotos.

O helicóptero não tripulado K-MAX, capaz de transportar mais de 3.500 libras de carga (1,6 toneladas) começou a fornecer apoio as tropas no Afeganistão, informaram nessa quinta-feira os oficiais militares dos EUA.


Espera-se que o K-MAX, que realizou seu vôo inaugural com uma carga numa zona de combate no sábado (17 de dezembro), possa ajudar a salvar vidas, reduzindo a necessidade de comboios de veículos que muitas vezes são alvo de bombas colocadas na estrada.

As duas primeiras aeronaves, implantado pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, são os primeiros helicópteros não-tripulados do serviço projetado para reabastecimento de tropas em locais remotos, e especialistas em aviação disseram que esse é o anúncio de uma nova era no vôo não tripulado.


“Nós entregamos a carga que deveria ser entregue pelo comboio”, disse o Major Kyle O’Connor, militar do 1º Esquadrão de Veículos Aéreos Não-Tripulados dos Marines. “Esta é uma fase de demonstração para testar as capacidades desta real aeronave e como ela pode realizar o seu trabalho num ambiente de combate.”


Entende-se que a maioria das missões serão realizadas à noite e em altitudes mais elevadas para manter a aeronave fora do alcance de armas pequenas.
A aeronave, desenvolvido numa joint venture entre a Kaman Aerospace e a Lockheed Martin, é capaz de soltar cargas com precisão, uma capacidade útil no Afeganistão, onde as condições empoeiradas podem tornar o vôo e o pouso mais difícil.
“É um marco, com certeza”, disse Steven Athanas, da Lockheed Martin. “Nós entregamos uma grande quantidade de cargas nos Estados Unidos durante os testes, treinamento e avaliação. Agora que colocamos ele no campo de batalha, temos que ver se o que pensamos que poderia acontecer, poderá acontecer.”
No vôo inaugural, os helicópteros forneceram apoio as tropas no Posto de Combate Avançado de Payne na província de Helmand, no sul do Afeganistão.
O especialista em aviação Paulo McLeary, da Aviation Week, informou que este é o anúncio da “era logística não-tripulada”.
Uma versão tripulada do K-MAX foi desenvolvido na década de 1990, e é usado para transporte pesado, incluindo a exploração madeireira.


Fonte: Cavok Brasil
Foto1: NAVAIR, Fotos 2,3 e 4: MAJ Kyle O´Connor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS