A equipe do Resgate 02 foi acionada por volta das 21h30 para transportar um lactente de 8 meses do Hospital Regional de Taguatinga para a neurocirurgia do Hospital de Base do DF. A criança teria caído da cama aproximadamente às 18h00, perdeu a consciência, e acordou melhor. Após alguns minutos, voltou a ficar sonolenta (intervalo lúcido) e apresentou vômitos. Os pais o levaram ao hospital.
Ao chegar ao HRT, o menino estava sonolento, anisocórico (pupila direita maior que a esquerda, sinal de lesão intracraniana). Foi classificado como grau 10 pela Escala de Coma de Glasgow e a tomografia computadorizada mostrava um hematoma extradural parietal (coágulo dentro do crânio, fora do cérebro, na região lateral).
Já havia sido hemotransfundido (recebeu sangue) e estava monitorizado (medidas contínuas da pressão arterial, saturação de oxigênio e eletrocardiograma). Antes de ser transferido para a prancha de imobilização, apresentou vômitos e precisou ser aspirado em decúbito lateral, para evitar broncoaspiração (passagem de conteúdo gástrico para a árvore brônquica).
O caso foi discutido com a equipe do HRT(Hospital Regional de Taguatinga) e decidido por intubação traqueal para maior segurança durante a remoção aérea. Após preparo de todo o material de vias aéreas (Bolsa de Ventilação Manual, máscara facial, laringoscópio com lâmina reta, tubo traqueal, aspirador, etc) foi realizada Intubação por Sequência Rápida (Rapid Sequence Intubation – RSI) com fentanil, midazolam e succinilcolina. O tubo foi fixado e sua posição conferida.
Com a via aérea garantida, a criança foi embarcada no resgate 02 e transportada ao Hospital de Base do DF, onde a equipe da sala de trauma e neurocirurgia aguardavam sua chegada. Com o diagnóstico feito adequadamente no HRT (avaliação clínica e tomografia computadorizada) a equipe de neurocirurgia pediu imediatamente sala no Centro Cirúrgico.
Este caso mostra que o envolvimento e dedicação das equipes da Secretaria de Saúde, do SAMU e CBMDF contribuem para o melhor atendimento possível à população. Deus ajude na melhora do nosso pequeno paciente!
Relato do atendimento de 04/03/2012 – TCE em lactente, por 1º Ten BM Médico Villela.
Receba as notícias sobre atendimento em tempo real pelo twittter: @resgateaereo ou no Facebook: Resgate Aéreo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário