domingo, 22 de abril de 2012

Agilidade e precisão no acionamento do recurso aéreo faz a diferença em mais um atendimento

O Resgate 03 foi acionado para um caso de atropelamento na cidade de São Sebastião – DF. Em menos de três minutos após o acionamento, a aeronave decolou, as 19:15. A vítima foi atendida pela ambulância do CBMDF e levada ao quartel da localidade, onde a aeronave poderia pousar. 

Era um ciclista atropelado por um caminhão, estava inconsciente, com uma laceração na região occipital (nuca), fratura no ombro esquerdo e uma lesão perfurante na crista ilíaca esquerda (na altura do quadril). Recebeu 6 pontos pela escala de coma de Glasgow e foi indicada intubação traqueal para garantir a via aérea durante o voo. Nesses casos, os pacientes podem vomitar tanto pelo TCE (trauma crânio-encefálico) quanto pelo deslocamento da aeronave, com consequências catastróficas, como a broncoaspiração (aspiração de conteúdo gástrico para a árvore respiratória).

Após preparo do material (aspiração, laringoscópio, tubo traqueal com balonete testado, midazolam e succinilcolina diluídos, fixador do tubo, bolsa-máscara de ventilação e oxigênio), foi realizada intubação traqueal pela técnica de sequência rápida (IISR – Indução e Intubação por Sequência Rápida), sem intercorrências. 

O paciente foi monitorizado durante o voo, apresentando pressão arterial (130/80mmHg), saturação de oxigênio (99%) e capnografia (27mmHg) normais. Na sala de trauma do Hospital de Base do Distrito Federal, os cirurgiões avaliaram o paciente e identificaram que a laceração occipital não parecia tão grave quanto o ferimento lombar. Este último tratava-se de uma lesão profunda, com eventual palpação do rim do paciente, e indicação de tratamento cirúrgico. 

Uma vez mais a integração do SAMU-DF com o CBMDF e a Secretaria de Saúde do DF mostrou resultados positivos, com qualidade de atendimento e aplicação correta de recursos para os casos mais graves. Convém ressaltar que o serviço de Resgate Aéreo do CBMDF dispõe da aeronave EC-135 com “Kit” Aeromédico completo homologado (sistema de oxigênio, aspiração elétrica, iluminação, maca com travas e suportes específicos para o respirador e monitor multiparamétrico) além de atuar 24/7, realizando atendimentos em qualquer horário do dia ou da noite.

Relato do atendimento São Sebastião, 20 de abril de 2012.
Por Rafael Villela - 1º Ten QOBM/Med.
Ocorrência divulgada em tempo real via Twitter e Facebook. Siga-nos e fique ligado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS ACESSADAS NOS ÚLTIMOS 30 DIAS