Bombeiros avistaram do helicóptero Arcanjo, aeronave da Corporação que atua em resgates, buscas, salvamentos e combate a incêndios, duas baleias-francas na tarde de quinta-feira (22) no Litoral de Santa Catarina. A presença dos mamíferos foi registrada na região da Praia da Gamboa, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. No momento, a equipe de socorro retornava para Hospital Infantil de Florianópolis após uma ocorrência realizada em Garopaba, no Sul do estado.
O Litoral de Santa Catarina é considerado berçário natural da espécie. "É comum a presença de baleias-francas no litoral brasileiro, principalmente no Sul do país, área de concentração reprodutiva da espécie. Elas frequentam essa região entre os meses de julho e novembro para o nascimento dos filhotes e o acasalamento", informa a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca.
A bióloga enfatiza que o turismo de embarcação está proibido na região nesta época do ano. "A observação através de aeronaves deve ser respeitada de acordo com a legislação vigente, que determina que a avistagem de baleias não seja realizada numa altitude inferior a 100 metros", explica a pesquisadora.
Cerca de 130 km da costa catarinense fazem parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. Segundo dados de monitoramento realizado pelo Projeto Baleia Franca até o início deste mês, foram avistadas 40 mamíferos da espécie no litoral centro-sul do estado. Destes, 15 eram filhotes, número considerado dentro da média para o período.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário